Agência Panafricana de Notícias

Tanzânia defende coexistência de Israel e Palestina como dois Estados

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – A Tanzânia apoia a posição das Nações Unidas sobre "uma solução de dois Estados" que permita a Israel e à Palestina coexistirem lado a lado em fronteiras seguras, segundo um comunicado oficial publicado em Dar es Salaam.

"A Tanzânia adere ao consenso internacional que reconhece os direitos do povo palestino sobre o leste de Jerusalém com base nas fronteiras de antes de 1967", declara no comunicado o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação com a África Oriental, Augustine Mahiga.

O governante sublinhou que o seu país tem uma presença diplomática em Israel com a sua Embaixada em Tel-Aviv, a capital israelita, confirmando que a mesma continuará a funcionar nesta cidade.

A Tanzânia reafirmou a sua posição sobre a cidade histórica de Jerusalém face ao que ela considera como “especulações e declarações ambíguas de alguns órgãos de comunicação”.

Esta reação tanzaniana segue-se à declaração unilateral por Israel, a 6 de dezembro corrente, de transformar a cidade santa de Jerusalém em sua cidade capital, suscitando várias reações no Mundo inteiro.

-0- PANA AR/MA/NFB/JSG/FK/DD 14dez2017