Agência Panafricana de Notícias

TV Educativa autorizada a transmitir em sinal aberto em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo de Cabo Verde aprovou sexta-feira, em Conselho de Ministros,  o licenciamento da TV Educativa para transmitir em sinal aberto e na plataforma Televisão Digital Terrestre (TDT), apurou a PANA na cidade da Praia, de fonte oficial.

Ao anunciar a medida, o ministro de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, precisou que, com esta autorização, "a TV Educativa agora vai ter de solicitar à Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC) a devida autorização para o seu funcionamento dentro do quadro legal vigente" no país.

Entretanto, o governante garantiu que a emissora estará pronta para funcionar a 1 de outubro próximo, data do início do novo ano letivo em Cabo Verde. 

“A TV Educativa fará parte da Televisão Digital Terrestre, gerida pela Cabo Verde Broadcast, e permitirá o desenvolvimento desta emissora para chegar a todos os Cabo-verdianos e a todos que necessitem da educação à distancia", afirmou o porta-voz do Conselho de Ministros, lembrando que "neste momento, quase todo Cabo-verdiano já tem acesso à linha TDT."

Segundo ele, a TV Educativa, além de apoiar nas aulas à distância, tendo em conta a situação atual que o país vive por causa da pandemia da covid-19, revela-se também como um meio de aproximar os Cabo-verdianos e igualar oportunidades, "uma vez que Cabo Verde é um país insular."

Elísio Freire assegurou, por outro lado, que o Governo está a fazer de tudo para que se faça o regresso em segurança.

Afirmou que, tendo em conta o contexto atual da pandemia da covid-19, o ensino à distância assume um carácter fundamental para que posteriormente se faça a transição para aulas presenciais.

Ainda na área do ensino, o ministro anunciou a aprovação dum decreto-regulamentar que estabelece o regime jurídico da metodologia de formação profissional à distância.

A medida, defendeu o governante, permitirá uma maior inclusão digital, ou seja, é um fator de desenvolvimento tecnológico das escolas de formação profissional.

A seu ver, para se fazer a formação à distância é preciso ter mecanismos adequados para o efeito.

Em Cabo Verde, as aulas transmitidas via televisão começaram ainda durante o ano letivo findo por causa da pandemia da covid-19, informou.

Com o crescimento dos casos, prosseguiu o governante, o Governo antecipou o final das aulas presenciais e avançou com a medida de ensino à distância para todos os ciclos do ensino obrigatório.

-0- PANA CS/DD 05set2020