Agência Panafricana de Notícias

TPI levanta mandado de captura contra Charles Blé Goudé

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Tribunal Penal Internacional (TPI) levantou o mandado de captura emitido desde 21 de dezembro de 2011 contra o ex-líder do movimento juvenil ivoiriense "Jovens Patriotas", Charles Blé Goudé, anuncia um comunicado da jurisdição.

Blé Goudé é perseguido enquanto coautor de quatro crimes contra a humanidade (assassinatos, violações e outras violências sexuais, atos de perseguição e outros atos desumanos) que teriam sido perpetrados durante a violência pós-eleitoral na Côte d’Ivoire, entre 16 dezembro de 2010 e 12 de abril de 2011.

Detido a 17 de janeiro último no Gana, Blé Goudé foi depois extraditado para a Côte d’Ivoire onde foi detido e acusado de crimes contra a humanidade pela justiça local.

A 20 de fevereiro último, o ministro ivoiriense da Justiça, Direitos Humanos e Liberdades Públicas, Gnénéma Mamadou Coulibaly, confirmou a existência de um mandado de captura contra Blé Goudé.

Na altura, o ministro afirmou que as autoridades ivoirienses iriam avisar da oportunidade de execução desse mandado, quando o TPI o solicitasse.

Desde a recusa da transferência da ex-Primeira Dama, Simone Ehivet Gbagbo, as autoridades ivoirienses estudam o princípio da complementariedade e da subsidiariedade dos tribunais da Côte d’Ivoire para se informar sobre os crimes julgados pelo TPI.

-0- PANA BAL/TBM/SOC/MAR/IZ 01out2013