Agência Panafricana de Notícias

TPI emite mandado de captura contra líbio Mahmoud Al-Werfalli por crime de guerra

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu esta terça-feira um mandado de captura contra o Líbio Mahmoud Mustafa Busayf Al-Werfalli tido como responsável por crime de guerra no contexto do conflito armado não internacional no seu país.

Segundo o comunicado do TPI, Mahmou Al-Werfalli teria diretamente cometido e ordenado a comissão de assassinatos enquanto crime de guerra no contexto de sete incidentes, relativos a 33 pessoas, que ocorreram de 3 de junho de 2016, ou antes desta data, a 17 de julho de 2017, ou aproximadamente nesta data, em Benghazi ou nos arredores, na Líbia.

A situação na Líbia, que não é signatária do Tratado de Roma, foi notificada à procuradora do TPI, Fatou Bensouda, pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, na sua resolução 1970 de 26 de fevereiro de 2011.

A 3 de março de 2011, a procuradora anunciou a sua decisão de abrir um inquérito sobre a situação na Líbia por crimes contra a humanidade, desde 15 de fevereiro de 2011, nomeadamente em Tripoli, em Benghazi e em Misrata.

-0- PANA BAL/BEH /FK/Iz15ago2017