Agência Panafricana de Notícias

TPI chamado a investigar alegados massacres de civis na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Instituto de Investigações em Direitos Humanos (IRDH) pediu ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para investigar sobre presumíveis massacres de populações civis em Mwanza Lomba, aldeia da província de Kasaï-Oriental, no centro da República Democrática do Congo (RD Congo).

Numa carta aberta à procuradora do TPI, a Gambiana Fatou Benstuda, o IRDH refere que se trata de qualificar os factos em direito e perseguir presumíveis autores diretos e seus chefes hierárquicos, e, finalmente, reconhecer o estatuto de vítima aos que sofrem destas atrocidades.

Segundo a carta, o IRDH recorreu ao escritório da procuradora Bentsuda, receando que o Governo congolês não faça justiça aos mortos ou aos seus pais, pois, se trata de "vítimas de terroristas" que se assumem como "milícia de Kamwena Nsapu".

Um extrato de vídeo publicado em meados de fevereiro de 2017, retransmitido pelo jornal New York Times a 17 de fevereiro de 2017 e pela Radio France International (Rfi), um dia depois, implica as Forças Armadas da RD Congo (FARDC) nestas matanças maciças de populações civis nesta aldeia situada entre Mbuji-Mayi (Kasai Oriental) e Kananga (Kasai Central).

Desde julho de 2016, a situação de segurança é preocupante em Kasaï Central, onde jovens, maioritariamente estudantes e apoiantes do soba Kamwena Nsapu, colidem constantemente com elementos das forças da ordem.

-0- PANA KON/BEH/SOC/DD 22fev2017