Agência Panafricana de Notícias

Surto de ébola faz 16 mortos na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - Um surto do vírus ébola na província oriental, no nordeste da República Democrática do Congo, fez 16 mortos em 28 casos registados desde 18 de maio de 2012, ou seja uma letalidade de 57 porcento, indica um recente boletim epidemiológico.

"Dos 28 casos registados, há 19 mulheres (68%) e nove homens (32%). Desde 2 de setembro último, não se registrou nenhum caso", nota o relatório do Comité Internacional de Coordenação Científica e Técnica de Luta contra a Febre Hemorrágica do Vírus Ebola no distrito de Alto Uele transmitido quinta-feira à PANA.

A epidemia causou 13 mortos em Isiro em 18 casos registados, ou seja uma letalidade de 72,2 porcento, e três em Viadana em 10 casos registados, ou seja uma letalidade de 30 porcento.

Cerca de 138 pessoas que estiveram em contato com os doentes são seguidas e serão assistidas durante 21 dias, visto que a ébola é uma doença com caráter de supervisão obrigatória.

"Disposições foram tomadas para conter e bloquear a cadeia de contaminação. A sensibilização estendeu-se em toda província oriental até Kinshasa, a capital", declarou uma fonte do Ministério congolês da Saúde.

A febre de ébola é uma doença infeciosa viral severa, de evolução geralmente mortal, provocada por um agente patogeno denominado vírus da ébola, que circula no seio do reino animal e transmite-se ocasionalmente ao homem.

A doença pode igualmente transmitir-se diretamente duma pessoa para uma outra por contacto com sangue, excrementos, vômitos e outras secreções corporais de pessoas infetadas.

-0- PANA KON/TBM/SOC/MAR/TON 14set2012