Agência Panafricana de Notícias

Surto de cólera faz cinco mortos no Burundi

Bujumbura- Burundi (PANA) -- Pelo menos cinco pessoas morreram de cólera ao passo que casos de contaminação pela mesma doença estão a aumentar desde o ressurgimento desta última no noroeste do Burundi, soube a PANA sexta-feira de fonte médica em Bujumbura.
Na província de Bubanza, próxima da capital burundesa, já foram registados três falecimento, dos quais dois em casas e 22 em hospitais, indicou por telefone à PANA Fidèle Bizimana, o encarregado do Controlo e Luta contra as Epidemias no Ministério burundês da Saúde Pública.
A situação é quase similar na província vizinha de Cibitoke onde pelo menos dois doentes já sucumbiram à epidemia, ao passo que cerca de 20 outros beneficiam actualmente dum tratamento nas diferentes estruturas sanitárias locais, segundo a mesma fonte.
A causa mais evocada para explicar o ressurgimento desta chamada doença das mãos sujas nestas províncias desfavorecidas do noroeste do país é a escassez de água potável.
As populações recorrem geralmente às águas dos rios para satisfazer as suas diferentes necessidades.
A epidemia de cólera já fez várias danos humanos em Bujumbura no início do ano de 2009, sobretudo nos bairros periféricos desta cidade capital caracterizados por uma insalubridade e uma falta de água potável notórias.