Agência Panafricana de Notícias

Suposto terrorista líbio da Al Qaeda transferido para Nova Iorque

Tripoli, Líbia (PANA) – Abou Anas al-Libi, suposto terrorista líbio da Al Qaeda sequestrado a 5 de outubro passado em Tripoli por forças especiais norte-americanas, foi transferido durante o fim-de-semana para Nova Iorque, anunciou o Gabinete do Procurador Federal norte-americano.

Segundo médias líbios, citando um comunicado da porta-voz do Gabinete do Procurador Federal norte-americano, Abou Anas al-Libi será julgado terça-feira em Nova Iorque por acusações relativas aos atentados contra as Embaixadas norte-americanas na Tanzânia e no Quénia, há 13 anos.

Abou Anas al-Libi foi sequestrado na sua casa em Tripoli e depois transferido para um barco da Marinhas norte-americana no Mediterrâneo para interrogatório.

O seu nome figura numa lista de pessoas procuradas pelas autoridades norte-americanas, que propuseram uma recompensa de cinco milhões de dólares por qualquer informação suscetível de ajudar à sua detenção.

A Líbia denunciou a sua detenção, que ela considerou de "sequestro" e afirmou que ignorava a operação.

As autoridades líbias convocaram terça-feira última a embaixadora dos Estados Unidos em Trípoli, Deborah Jones, depois do sequestro.

Esta operação terá estado na origem do sequestro, na semana passada, do primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan, por homens armados que o libertaram algumas horas mais tarde.

-0- PANA AD/IN/JSG/CJB/TON 15out2013