Agência Panafricana de Notícias

Sul-africana no Conselho de Administração do Banco Mundial

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- A Sul-africana Renosi Mokate foi eleita no Conselho de Administração do Banco Mundial (BM), elevando para três o número de assentos atribuídos ao continente africano, anunciou a instituição de Brettons Woods num comunicado transmitido segunda- feira à PANA.
Mokate, ex-governadora adjunta do Banco Central da África do Sul, foi eleita pelos governadores do Banco Mundial como 25º membro do Conselho de Administração, indica o comunicado.
Ela deverá tomar posse oficialmente a 1 de Novembro próximo.
"É uma etapa importante nos esforços do BM nestes últimos dois anos para promover a representatividade dos países em desenvolvimento e emergentes", declarou a instituição financeira internacional.
Para o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, "a eleição de Mokate realiza-se num momento oportuno ao respeitar a promessa feita de concessão dum terceiro assento à África Subsariana no seio do Conselho de Administração do BM e significa igualmente que os países em desenvolvimento terão uma maioria de assentos no seio desta instância dirigente".
"A voz dos países em desenvolvimento é vital para realizar um desenvolvimento real e refletir as realidades do mundo atual", acrescentou.
Mokate vai representar a África do Sul, a Nigéria e Angola quando o novo Conselho de Administração do Banco Mundial iniciar as suas reuniões a 1 de Novembro próximo.