Agência Panafricana de Notícias

Sul-africana de ópera anima festa de coroação de rei Carlos III

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Uma estrela da ópera sul-africana, Pretty Yende, cantará sozinha, sábado próximo na cerimónia de coroação do rei Carlos III, no sábado.

Este convite vem juntar-se a um repertório crescente de Pretty Yende em termos de atuações e prémios internacionais, nomeadamente uma mais recente medalha de honra ganha pela sua contribuição para as artes e letras na França e no mundo inteiro.

A atleta de 37 anos de idade, natural de Piet Retief, já recebeu vários prémios ao longo dos anos, incluindo a Ordem de Prata de Ikhamanga pelos seus excelentes resultados e pela fama internacional.

Desde a sua estreia operística profissional no Teatro Nacional da Letónia, ela apresentou-se em muitos dos principais palcos no mundo, incluindo a Royal Opera House, Covent Garden e a Ópera de Paris.

Em 2017, ela ganhou o prémio de Melhor Gravação de Recital Solo pelo seu álbum "A Journey" no International Opera Awards.

O diretor do Novo Colégio Sul-africano de Música, Andrew Lilley, disse que a sua longa lista de vitórias em competições internacionais, bem como as suas apresentações em algumas das mais prestigiadas casas de ópera do mundo, testemunham o seu talento excecional e o seu trabalho árduo.

"Diplomada pela Escola de Ópera da Universidade da Cidade do Cabo, Pretty é um exemplo brilhante do padrão de excelência que a Escola de Música almeja. É fantástico vê-la representar a África do Sul e ser recompensada com tais honras. As suas próximas apresentações em papéis principais na Ópera de Viena (Áustria), na Ópera de Berlim (Alemanha), Ópera de Hamburgo (Alemanha) e Ópera de Paris (França) são prova do seu sucesso e do seu talento contínuo", elogioi Lilley.

-0- PANA CU/MA/BAI/JSG/SOC/MAR/DD 3maio2023