Agência Panafricana de Notícias

Sudão rejeita forças especiais americanas no seu território

Cartum, Sudão (PANA) - O Sudão recusou-se a acolher forças especiais americanas para proteger a sua representação diplomática em Cartum, ignorando assim a ameaça de Washington de transferir a sua Embaixada para um país africano vizinho.

As autoridades sudanesas consideram que as suas forças da ordem garantem corretamente a segurança de todas as missões diplomáticas estrangeiras face aos ataques de manifestantes que protestam contra a difusão nos Estados Unidos dum filme contra o Islão.

Nenhum americano ou cidadão ocidental foi feridos durante a manifestação de sexta-feira diante das missões diplomáticas ocidentais.

Em contrapartida, a Polícia utilizou importantes forças para proteger as missões ocidentais, fazendo mortos e pelo menos 50 feridos em Cartum.

Os Estados Unidos já ordenaram ao pessoal não essencial para deixar o Sudão e a Tunísia, na sequência das manifestações que fazem eco às organizadas no Egito, no Iémen e na Líbia, onde o embaixador americano e três outros diplomatas do seu Consulado em Benghazi foram mortos.

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/MAR/TON 17set2012