Agência Panafricana de Notícias

Sudão liberta prisioneiros de guerra

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O Governo sudanês libertou 24 prisioneiros capturados durante o ataque rebelde levado a cabo contra Cartum a 10 de Maio de 2008.
Em negociação com o Movimento para a Justiça e Igualdade (MJE) sobre as modalidades de pôr termo à guerra, o Governo acordou com este grupo rebelde libertar os seus prisioneiros em aplicação do acordo que assinaram inicialmente.
A Missão Conjunta da ONU e da União Africana no Sudão (UNAMID) declarou terça-feira que a sua delegação e os representantes da equipa da mediação mista deslocaram-se no mesmo dia a Cartum para discutir este assunto.
Os representantes da UNAMID foram recebidos pelo ministro sudanês da Justiça, Abdul-Bassid Sabdarat, que lhes informou sobre a libertação dos 24 prisioneiros presos por terem participado no ataque de Omdurman, a 10 de Maio passado.
"O ministro explicou que esta acção era um gesto de boa vontade por parte do Governo do Sudão para homenagear o emir do Qatar recentemente em visita ao país", precisou a UNAMID num comunicado transmitido à PANA.
Sabdarat indicou que esta libertação de prisioneiros faz parte das medidas de reforço da confiança mencionada no acordo recentemente assinado em Doha entre as duas partes.
O ministro felicitou a UNAMID e os representantes da equipa de mediação pelo seu apoio ao processo de paz.
"As duas organizações vão participar activamente na libertação do próximo grupo de prisioneiros à medida que as negociações prosseguirem" afirmou o ministro sudanês da Justiça.