Agência Panafricana de Notícias

Sudão do Sul assina Convenção sobre Estatuto de Refugiados

Juba, Sudão do Sul (PANA) – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) saúda a adesão do Sudão do Sul à Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951 e ao seu Protocolo de 1967.

Segundo o comunicado do ACNUR publicado esta segunda-feira, o Presidente sul-sudanês, Salva Kiir, assinou a adesão à Convenção sobre o Estatuto dos Refugiados a 28 de setembro último em Juba (capital sul-sudanesa) depois de ratificado pela Assembleia Nacional de Transição.

O Sudão do Sul torna-se assim no 143º país a aceder ao mesmo tempo à Convenção sobre os Refugiados de 1951 e ao seu Protocolo de 1967.

O país acolhe quase 300 mil refugiados, apesar de confrontado com desafios ligados à guerra civil que deslocou uma maior parte da sua população.

"É um evento importante para a mais jovem nação do mundo que no entanto se compromete a assumir mais responsabilidade a fim de proteger refugiados e requerentes do asilo no seu territõrio", sublinhou o diretor da Representação Regional do ACNUR para África, Valentin Tapsoba.

Em 2016, este país se tornou signatário da Convenção da Organização da União Africana sobre os Refugiados, um instrumento regional que rege os aspetos atinentes aos problemas dos refugiados no continente africano.

-0- PANA MA/NFB/TBM/FK/DD 1out2018