Agência Panafricana de Notícias

Sudão considera situação no Egito como assunto interno

Cartum, Sudão (PANA) - O Sudão considerou esta quinta-feira a evolução recente da situação política no Egito como um "assunto interno" que apenas diz rtespeito ao povo egípcio e às suas instituições nacionais.

"Já que o que ocorreu no Egito é um assunto interno que só concerne ao Egito, ao seu povo, às suas instituições e aos seus responsáveis políticos, o Sudão apela a todas as partes para darem prioridade à preservação da paz, à estabilitade, à segurança e à unidade do seu povo contrariando todos os que estão contra", declara o Ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros num comunicado lido quinta-feira na Rádio Omdurman (rádio oficial).

O Sudão "renova a sua dedicação às relações fraternas e eternas entre os dois países", ecompromete-se a desenvolver e melhorar estas relações no interesse dos dois povos irmãos, lê-se na nota.

Considerando que o Presidente egípcio, Mohammed Morsi, não respondeu às expetativas do seu povo, o Exército egípcio destituiu-o quarta-feira, depois de vários dias de manifestações populares que às vezes degeneraram.

O juiz Adli Mansour, membro do Tribunal Constitucional, vai prestar juramento enquanto novo homem forte do Egito.

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/MAR/DD 04julho2013