Agência Panafricana de Notícias

Sudão captura supostos traficantes de seres humanos com 57 reféns

Cartum, Sudão (PANA) - Os serviços de segurança do Sudão capturaram quatro supostos traficantes de seres humanos que mantêm 57 reféns estrangeiros e preparavam-se para viajar com eles para a fronteira com a Líbia.

O ministro sudanês do Interior, Ahmed Bilal Osman, disse num comunicado de imprensa, segunda-feira, que os supostos traficantes de seres humanos e seus reféns foram encontrados numa casa localizada ao leste da localidade de Nilo, Estado de Cartum.

As autoridades abriram um procedimento criminal preliminar contra os traficantes, através do Ministério do Interior, ao passo que outros três alegados traficantes, que também estariam envolvidos na operação, estão em fuga.

A identidade e a nacionalidade dos presumíveis traficantes de seres humanos detidos ou que ainda estão em liberdade não foram reveladas.

Osman declarou que o Governo está empenhado em lutar contra o tráfico de seres humanos, a migração ilegal e os crimes transfronteiriços, quer os seus perpetradores sejam sudaneses ou não.

O Sudão é um ponto de passagem para os traficantes de seres humanos, especialmente os provenientes da África Oriental que se dirigem para a Europa através da Líbia.

O Governo sudanês implementou uma série de medidas para conter essa prática em colaboração com os países ocidentais, em particular a União Europeia (UE).

As medidas incluem, entre outras, a vigilância das áreas fronteiriças e o estabelecimento de equipas de vigilância conjuntas com os países vizinhos.

Um governador estadual do Sudão do leste morreu, domingo, num acidente de avião que rumava para as áreas fronteiriças para frustrar a operação dos presumíveis traficants.

-0- PANA MO/VAO/MTA/DIM/IZ 10dez2018