Benghazi, Líbia (PANA) - O cônsul geral do Sudãoaem Benghazi (leste líbio), Abdulrahman Mohamed Rahmatullah, agradeceu a atenção prestada pela Libia à comunidade sudanesa residente nesta região, soube a PANA de fonte oficial.
O diplomata sudanês mostro esta gratidão durante um encontro, quarta feira última em Benghazi com o ministrio libio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Abdulhadi Al-Huwaij, sobre a situação da comunidade sudanesa residente no leste da Líbia.
Saudou igualmente os esforços envidados pelo Comando Geral das Forças Armadas Árabes Libias para darem diversos tipos de apoio e serviços aos seus compartidos refugiados em Benghazi, segundo um comunicado libio.
Os dois interlocutores abordaram igualmente as modalidades dum programa de regresso voluntário dos expatriados sudaneses residentes e deslocados na Líbia.
O cônsul sudanês apresentou com detalhes as etapas e os procedimentos atualmente implementados, nomeadamente o mecanismo de registo eletrónico, graças ao qual mais de 50.000 expatriados sudaneses desejosos de regressar ao seu país se inscreveram.
O registo prossegue até 25 de setembro próximo, lê-se no documento.
A reunião é fruto dos esforços envidados no quadro da cooperação entre o Governo líbio e o Consulado Geral da República do Sudão em Benghazi.
A mesma traduz o compromisso comum com vista ao sucesso do programa de regresso voluntário no interesse comum dos dois países e dos seus dois povos, disse a mesma fonte.
-0- PANA BY/IS/SOC/DD 27agosto2025