Agência Panafricana de Notícias

Sudão adere ao plano de ações contra recrutamento de crianças para Exército

Cartum, Sudão (PANA) – O Governo sudanês assinou segunda-feira última um plano de ações com a Organização das Nações Unidas (ONU) que proíbe o recrutamento e a utilização das crianças pelas forças armadas e de segurança governamentais, soube-se de fontes diplomáticas na capital sudanesa.

O texto foi rubricado pela ministra sudanesa da Proteção e Segurança Sociais, Mashaer Ahmed Al-Amin Al-Dawalab, e pela coordenadora humanitária da ONU no Sudão, Marta Ruedas.

Com esta assinatura, o Sudão torna-se num novo membro da campanha mundial intitulada « Crianças e Não Soldados », a que aderiram sete países cujas forças figuram na lista do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, como tendo recrutado e utilizado crianças em conflitos armados.

Estes países mobilizaram-se para a campanha mundial para a cessação do recrutamento dos menores e a sua utilização pelas forças de segurança governamentais em conflitos, indica-se.

Segundo o site onusino de informações, a assinatura do Sudão foi fortemente saudada pela enviada especial de Ban Ki-moon para as Crianças e Conflitos Armados, Leila Zoriki.

Acrescentou que o plano de ações assinado vai « garantir um futuro mais protetor das crianças no país », exprimindo a sua esperança de ver o plano executado totalmente e o seu apoio total às autoridades sudanesas para a realização deste objetivo.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD 29março2016