Agência Panafricana de Notícias

Sorteio de Afrobasket feminino no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) – As 12 equipas qualificadas para o Afrobasket feminino 2019, que terá lugar no Senegal, de 10 a 18 de agosto próximo, conhecem desde segunda-feira à tarde os seus adversários na fase de grupos, depois do sorteio efetuado num dos hotéis da capital senegalesa, Dakar.

No Grupo A, o Senegal, país anfitrião, terá o Egito e a Côte d'Ivoire, enquanto a Nigéria, campeã africana em título, defrontará os Camarões e a Tunísia no Grupo B, estando o Grupo C composto por Angola Angola, Mali e RD Congo, e o Grupo D por Moçambique, Cabo Verde e Quénia.

Os especialistas consideram estes grupos "bastante equilibrados", onde tudo pode acontecer, embora os cabeças-de-série (Senegal, Nigéria, Mali e Moçambique) partam ligeiramente favoritos nos prognósticos, mas com potenciais surpresas do Egito, dos Camarões e de Angola.

A competição está prevista para a Arena de Diamniadio, arredores de Dakar, devendo a primeira fase disputar-se em volta simples, com cada equipa a defrontar as outras duas com que partilha o mesmo grupo.

As equipas que terminarem líderes dos seus grupos qualificam-se diretamente para os quartos-de-final, enquanto as segundas e terceiras classificadas jogam uma volta de qualificaçao, uma espécie de oitavos-de-final, para aceder aos quartos-de-final.

Este afrobasket feminino 2019 servirá de qualificação para o torneio dos Jogos Olímpicos de 2020.

-0- PANA BKN/IS/SOC/MAR/IZ 30julho2019