Agência Panafricana de Notícias

Soro diz que Ouattara é Presidente da Côte d'Ivoire graças a ele

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O ex-presidente da Assembleia Nacional Ivoiriense, Guillaume Soro, diz que, se ele não fosse um rebelde, o atual Presidente Alassane Ouattara não seria o Presidente da Côte d'Ivoire.

Presidente da Assembleia Nacional de 2012 a 2019, Soro fez esta declaração segunda-feira última quando recebia mulheres da Coligação para a Côte d'Ivoire (RACI), um partido político criado a 16 de fevereiro último e que se identifica com ele.

"Se não fosse rebelde, Alassane (Ouattara) não seria Presidente na Côte d'Ivoire. Foi porque resisti à tentação de dinheiro, à tentação de tomar o poder que Alassane é Presidente", prosseguiu.

Porém, o também ex-líder das Forças Novas, ex-rebelião ivoiriense de 2000 a 2011, aproveitou a ocasião para promover a reconciliação nacional.

"O que digo hoje, é que nos pautemos pelo perdão, pois cada um de nós cometeu erros. Todos nos, pecámos. É preciso termos a coragem de o reconhecer. E estamos na hora de nos juntarmos para a reconciliação", confessou Guillaume Soro, que multiplica, desde a sua demissão, a 3 de fevereiro último, da presidência da Assembleia Nacional, declarações à margem de encontros mantidos com diferentes atores políticos e sociais. 

-0- PANA JU/JSG/CJB/DD 6março2019