Agência Panafricana de Notícias

Somalí Khadar Ahmed vence prestigioso prémio de FESPACO

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um  realizador somali, Khadar Ahmed, conquistou, na noite de sábado, o "estalão de ouro de Yennenga", um prestigioso prémio da 27.ª edição do Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão de Ouagadougou (FESPACO), anunciou o Ministério burkinabe da Cultura.

A cerimónia de encerramento da 27.ª edição do FESPACO decorreu na presença do Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, e do seu homólogo senegalês, Macky Sall.

Khadar Ahmed ganhou uma soma de 20.000.000'  CFA (cerca de 50.999 mil dólares americanos) com o seu filme "A esposa de um coveiro."

O estalão bronze foi entregue ao filme "Uma História de Amor e Desejo", de Meylan Bouzid, da Tunísia, e o estalão de prata coube ao filme "Freda", de Gessica Geneus, do Haiti.

Nas outras categorias, o grande prémio do Presidente do Burkina Faso para a melhor esperança burkinabe fou outorgado ao filme "Depois da tua revolta, o teu voto".

O grande prémio do Presidente do Burkina Faso foi concedido ao filme "Nos passos dos migrantes”, de Delphine Yerbanga.

Na seção Perspectiva, o prémio Oumarou Ganda foi atribuído a um filme dum Tanzaniano "Take-off World" e o prémio Paul Wilson, ao filme "La traversée" da Côte d´Ivoire.

Na categoria de filmes documentários, o potro de bronze foi dado ao filme "Nuit Debout" (Noite de pé), de Nelson Makengo da República Democrática do Congo (RDC), o potro de prata, ao "Je me suis mordu la langue" (Mordi a minha língua), de Nina Khada da Argélia, ao passo que o potro de ouro foi entregue ao filme "Ethereality" (carácter etéreo), de Gahigiri Kantarama do Rwanda.

Na categoria da curta metragem ficção, o potro de bronze foi dado ao filme "Zalissa", de Carine Bado do Burkina Faso, o potro de prata, ao filme "Amani" de Fafin Alliage do Rwanda e o potro de ouro, ao filme "Serbi" de Moly Kane do Senegal.

Na seção de filmes documentários, o estalão de bronze foi atribuído ao filme "Makongo", de Elvis Sabin Gaibino da República Centro-Africana, o de prata, ao filme 'Marcher sur l'eau" (andar sobre água) de Aïssa Maïga do Senegal e o de ouro, ao filme 'Garderie nocturne' (Infantário noturno), de Moumouni Sanou do Burkina Faso.

Os vencedores receberam valores que variam entre dois e 20.000.000 de FCFA (cerca de 50.000 dólares americanos), troféus e chapéus de Saponé etiquetados.

-0- PANA NTDD/IS/MAR/DD 24outubro2021