Agência Panafricana de Notícias

Sociedade civil pedem mais cuidados para migrantes na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - Sessenta e seis organizações e associações da sociedade civil tunisina lançaram um apelo para que se preste mais atenção à situação dos migrantes e refugiados, no país, tendo como pano de fundo a propagação do novo coronavírus e as suas consequências.

O apelo é assinado por 66 organizações da sociedade civil e 23 deputados, bem como por centenas de outras personalidades da sociedade civil.

Foi entregue ao ministro tunisino do Emprego e Formação Profissional, Fethi Belhaj, durante uma reunião centrada na situação dos migrantes, nas condições da sua vida, na Tunísia, e nas formas e meios de encontrar soluções para a sua situação administrativa.

Os representantes das organizações da sociedade civil sublinharam na sua exposição a situação do sofrimento dos migrantes ilegais, refugiados e requerentes de asilo, na Tunísia, que enfrentam dificuldades há vários anos sem que as autoridades do país tentem pôr-cobro.

As partes discutiram sobre a tragédia destas pessoas cujos direitos estão a ser violados, quer sejam os trabalhadores do setor da colheita de azeitonas, quer trabalhem nos setores da construção ou dos serviços, ou mesmo empregadas domésticas, todas elas sem documentos nem cobertura de sanitária, segurança social ou educação.

A delegação da sociedade civil solicitou ao ministro do Emprego e  Formação Profissional a tomada das medidas necessárias para encontrar uma solução para a situação dos migrantes, na Tunísia, a maioria dos quais são nacionais de países africanos a sul do Sara.

Tomando a palavra na ocasião, o ministro manifestou o seu apoio à necessidade de assegurar que os migrantes e refugiados beneficiem de direitos essenciais nas áreas da saúde, educação e trabalho digno, afirmando que o seu Ministério está disposto a examinar, caso a caso, a situação de todos os migrantes que vivem, na Tunísia.

Salientou igualmente a necessidade de combater as redes de tráfico de seres humanos e que  exploram  os migrantes ilegais e os  refugiados.

-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 03junho2020