Agência Panafricana de Notícias

Símbolos do Estado líbio reaparecem em Derna (leste) após derrota do Daech

Benghazi, Líbia (PANA) – Após vários anos de ausência, os agentes da Polícia líbia reapareceram nas ruas de Derna (leste), para regular a circulação, na sequência das derrotas sucessivas sofridas pela organização terrorista Daech (Estado Islâmico) que fez desta cidade um bastião após a destituição em 2011 do regime de Muamar Kadafi.

Uma calma precária reinava quarta-feira nas zonas libertadas do domínio do Daech com a retomada duma vida quase normal nos bairros do litoral, de Chiha no centro da cidade, e a abertura de alguns armazéns, noticiou esta quarta-feira o jornal al-Wassat citando testemunhas.

Segundo a mesma fonte, a bandeira da independência foi erguida pela primeira vez há vários sobre o Hospital al-Hreich, no centro da cidade, que esteve sob o controlo do Daech.

Os escuteiros da cidade lançaram uma campanha de limpeza e saneamento das ruas, que foram testemunhas de violentos combates nos últimos dias.

Mas os civis de Bab Tobrouk continuam em perigo, devido a bombardeamentos a partir da província montanhosa de Al-Korvat al-Sabaa e a atiradores emboscados na localidade, que viu o deslocamento dum grande número de famílias para o centro da cidade.

A mesma fonte assinala confrontos no leste da cidade, na zona de al-Fattaih, que é considerada como uma porta de entrada na cidade.

Estes confrontos, que se iniciaram na semana passada, continuam com uma tentativa dos habitantes da cidade de expulsar os combatentes do Daech.

Esta organização registou nos últimos dias importantes derrotas no seu próprio bastião de Derna durante confrontos armados com milícias extremistas rivais, o Conselho da Choura Moudjahidine de Derna, lembre-se.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 17junho2015