Agência Panafricana de Notícias

Shell responsabilizada por fuga de petróleo na Nigéria

Port Harcourt- Nigéria (PANA) -- Membros da comunidade de Bonny, no Estado de Rivers, situado no sul da Nigéria, indicaram que a fuga de petróleo proveniente duma instalação da empresa Shell estava a pôr em perigo a fauna e a flora aquáticas da zona.
"Podem ver peixes, caranguejos, lagostas que flutuam mortos no petróleo.
É um curso de água que comporta marés, uma maré alta e uma maré baixa", sublinhou o chefe Sodienye Abere, presidente da Comissão do Ambiente de Bonny.
A Shell confirmou a fuga de petróleo que provém duma das suas instalações sobre o rio Bonny.
Abere afirmou que os pescadores constataram a fuga pela primeira vez a 2 de Agosto corrente e informaram o Governo local de Bonny.
"Deslocámo-nos ao local e observámos que a fuga provinha duma instalação pertencente à Shell.
Alertámos a Shell e eles reconheceram que o oleoduto lhe pertencia mas esperamos que eles venham fazer uma inspeção conjunta connosco", declarou.
"É a sétima fuga nesta localidade este ano e a Shell é responsável por seis delas, mas é a maior em termos de superfície e de quantidade".
Ele afirmou se a Shell tivesse intervindo mais cedo a fuga não seria alargada a tantas zonas.
"Escrevemos à Shell para intervir e conceder material de socorros imediatamente com vista a socorrer os pescadores cujos meios de subsistência principais foram seriamente afetados.
Eles não podem pescar agora", acrescentou Abere.
Segundo o porta-voz da Shell, Precious Okolobo, a companhia recebeu informações sobre uma fuga de petróleo a 11 de Agosto e na sequência deste alerta ela organizou um sobrevoo de helicóptero para confirmar que a fuga provinha da instalação situada em Gawthorn Channel.
Okolobo acrescentou que investigações estavam em curso para determinar a quantidade de petróleo bruto despejada em Bonny.