Agência Panafricana de Notícias

Shell Gabão lança projeto de fabrico de gás natural liquefeito

Libreville- Gabão (PANA) -- Shell Gabão vai lançar um projeto de fabrico de gás natural liquefeito, anunciou o seu Presidente Diretor-Geral (PDG), Adrian Drewett.
Falando por ocasião da celebração dos 50 anos de presença desta filial petroleira do Grupo Real Dutch Shell Plc no país, Drewett indicou que a sua empresa vai trabalhar com o Governo gabonês neste projeto de desenvolvimento de gás natural liquefeito a partir do gás que queima ao ar livre nos campos existentes.
"É um projeto que vai contribuir para a criação dum novo ramo de actividades na indústria dos hidrocarbonetos no Gabão, reduzindo ao mesmo tempo o impacto sobre o ambiente parando com a queima do gás inerente à produção", explicou Drewett à PANA.
Ele sublinhou que Shell desempenhou "um papel importante nos nossos sucessos e adquirimos uma competência incontestável em matéria de gestão dos campos petrolíferos maduros.
Shell Gabão, sediado em Gamba, segunda cidade petrolífera do Gabão (Sudoeste), após a cidade de Port-Gentil, a capital económica do país, é o segundo operador petroleiro do país, após Total Gabão.
A produção diária de Shell Gabão no campo de Rabi é de 65 mil barris por dia, o seu capital é detido em 75 porcento pelo Grupo Royal Dutch Shell PLC.
ao passo que os restantes 25 porcento são assegurados pelo Estado gabonês.
Presente no Gabão desde 1960, a companhia petroleira emprega 530 pessoas.