Agência Panafricana de Notícias

Sete pessoas detidas por crimes violento na idade da Praia

Praia, Cabo Verde - Sete pessoas foram detidas e vários objetos apreendidos, incluindo armas de fogo e munições, durante uma operação especial de prevenção criminal em bairros da cidade da Praia, apurou a PANA de fonte policial.

Levada a cabo pela Polícia Nacional (PN), esta avançou que, durante a operação, a terceira do género em um mês, decorrida no bairro de Eugénio Lima, a força policial identificou 24 indivíduos suspeitos, tendo detido sete em flagrante delito e levado quatro outros às esquadras para averiguações, segundo um comunicadz da polícia.

Também foram feitas buscas em 11 residências e 62 viaturas, tendo sido apreendidos seis carros por infrações de trânsito e aplicado 40.000- escudos (362 euros) em coimas, segundo a fonte.

A PN de Cabo Verde apreendeu três pistolas, uma delas de fabrico artesanal, denominada de "boca bedju", carregadores, munições, peças de montagem, facas, tacos de basebol, um frasco de gás lacrimogéneo, 25 telemóveis, três tablets, 25 gramas de cocaína, peças de motos, um motor de arranque, gorros e pulôveres.

"A finalidade da operação foi prevenir ou reduzir o risco de cometimento de crimes ou infrações com armas, bem como outras infrações que a estas se encontrem habitualmente associadas, ou ainda havendo suspeita de que alguns desses crimes possam ter sido cometidos como forma de levar a cabo ou encobrir outros crimes", explicou a PN.

A mesma força policial referiu ainda que a operação tinha, ainda, como objetivo controlar, detetar, localizar, prevenir a introdução, assegurar a remoção ou verificar a regularidade da situação de armas, seus componentes ou munições ou substâncias ou produtos, reduzindo o risco da prática de infrações.

Esta é a terceira operação especial de prevenção criminal realizada pela PN cabo-verdiana durante o mês de maio, sendo que a primeira ocorreu no dia 10, nos bairros de Achada Grande Trás, Achadinha, Santaninha e Ponta d'Água, igualmente com vários detidos e apreensão de armas.

Uma semana depois, a operação decorreu em Safende, dos muitos que têm registado vários casos de criminalidade violenta, também levando à apreensão de armas, detenções e outros objetos, de acordo com o comunicado.

-0- PANA CS/DD 27maio2022