Agência Panafricana de Notícias

Sete mortos e 25 feridos em confrontos inter-tribais no sul da Líbia

Tripoli,Líbia (PANA) – Sete pessoas foram mortas e 25 outras ficaram feridas durante confrontos ocorridos na zona de al-Manchiya, em Sebha, a 800 quilómetros a sul de Tripoli, nas últimas 24 horas, anunciou sábado o porta-voz do Centro Médico de Sebha, Oussama al-Wafi.

Os confrontos, iniciados quarta-feira à noite entre os homens armados das tribos Oulad Sleiman e al-Gadhadhfa, cessaram quinta-feira à noite antes de retomar de novo sexta-feira de manhã e de se intensificar após a grande oração do mesmo dia, indicaram residentes na proximidade da zona dos combates.

Uma reunião está prevista para Sebha e reunirá os dignitários e os chefes das tribos da cidade, patrocinada pelo Conselho Social da Tribo Warfalla para tentar cessar os combates entre as duas tribos e restabelecer a calma na localidade.

As ruas da zona de al-Manchiya, na cidade de Sebha, estiveram vazias sexta-feira última, e os armazéns encerrados no meio duma calma prudente, após um dia de confrontos sangrentos por diferendos tribais.

Esforços estão em curso desde sexta-feira última para uma trégua entre os representantes das tribos Oulad Sleiman e al-Gadhadhfa, os dois beligerantes dos confrontos durante os quais lança-foguetes e armas de tipo RGP foram utilizados.

O sul da Líbia é regularmente palco de confrontos intertribais mortais.

Durante muito tempo ignoradas sob a liderança do antigo regime, estas tensões intertribais são muitas vezes motivadas por considerações ligadas ao florescente tráfico de contrabando muito desenvolvido nestas localidades desérticas que dão para as fronteiras comuns a vários países africanos.

-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/IZ 20nov2016