Agência Panafricana de Notícias

Sessões parlamentares sobre fundos dedicados ao Ébola na Serra Leoa

Freetown, Serra Leoa (PANA) - O Comité das Contas Públicas (PAC) do Parlamento serraleonês iniciou uma série de audição sobre um relatório de auditoria relativo à gestão da epidemia de Ébola que revela o desvio de vários biliões de loenes (moeda nacional) no quadro da gestão dos fundos destinados ao combate a esta doença.

O relatório de auditoria suscitou um enorme interesse junto do público desde a sua publicação, há uma semana, mas não conseguiu ser objeto de debates no Parlamento como se esperava.

Segundo o presidente do PAC e vice-presidente do Parlamento, Chernor Bah, apesar do interesse do público, as regras da justiça devem ser respeitdas ouvindo as pessoas citadas no relatório.

No mesmo contexto, um deputado e citado como tendo recebido cerca de 200 milhões de Leones (45 milhões de dólares americanos), em dois dias, do fundo dedicado ao combate ao Ébola, para os quais ele não deu conta, Bah garante que os deputados não estão isentos de ações judiciais.

Na sua declaração diante do comité, o inspetor-geral, Laura Taylor Pearce, disse que o peso da prova se baseia agora nas mãos das instituições e das pessoas mencionadas neste documento e não nos ouvintes.

A Serra Leoa é um dos três países da África Ocidental mais duramente afetados pelo vírus Ébola que fez mais de nove mil e 500 mortos no país mas igualmente na Guiné Conakry e na Libéria.

-0- PANA SBA/SEG/NFB/BEH/MAR/DD 28fev2015