Agência Panafricana de Notícias

Sérvio Ljubomir Obradovic é novo treinador da seleção cabo-verdiana de andebol

Praia, Cabo Verde (PANA) – O sérvio Ljubomir Obradovic, 66 anos, é o novo treinador da seleção sénior masculino de andebol de Cabo Verde, apurou a PANA segunda-feira de fonte segura.

A confirmação do Sérvio como novo selecionador de Cabo Verde foi feita pela Federação Cabo-verdiana de Andebol, de acordo com a fonte.

A Federação disse ter encontrado, neste “referenciado” técnico, uma alternativa credível para levar o andebol cabo-verdiano à ribalta do andebol africano e a uma nova presença marcante no mundial.

Por sua vez, o treinador sérvio considera “uma honra, um orgulho e um grande desafio” orientar a seleção de Cabo Verde e já estabeleceu como imperativo classificar a seleção do arquipélago para o Campeonato do Mundo, cujo acesso é garantido por uma classificação na quinta posição no Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2022.

O novo selecionador, que tem algum conhecimento de jogadores cabo-verdianos, de que são exemplos o capitão Leandro Semedo, com quem trabalhou no FC Porto, e Walter de Pina no Avanca, quer trabalhar nos próximos dias para conhecer novos atletas, tanto na diáspora como no arquipélago.

Antigo treinador do Futebol Clube do Porto (Portugal), clube que treinou entre 2009-2010 e 2014-2015, e com o qual ganhou seis campeonatos consecutivos e duas Supertaças, Ljubomir Obradovic, tem ainda como marca relevante o facto de ter levado os “Dragões” à fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2013-2014, e de ter qualificado a equipa para essa competição em 2015-2016.

O sérvio é, ainda, o último técnico campeão pelo Belenenses (1993-2094) e contribuiu para a vitória do Madeira SAD na Taça de Portugal (1998-2099).

Conta ainda, no seu palmarés, com o título de campeão europeu de sub-21 pela seleção portuguesa em 2009-2010 e 2014-2016.

Ljubomir Obradovic substitui assim o Português José Tomás, técnico que orientou Cabo Verde no Mundial do Egito de 2021, realizado de 13 a 31 de janeiro nas cidades de Cairo e Alexandria e vai acumular as funções do selecionador de Cabo Verde com as da equipa portuguesa do Avanca.

A seleção cabo-verdiana de andebol masculina fez história há dois anos atras na sua primeira participação de sempre no Campeonato Africano das Nações, CAN’2020, realizado na Tunísia, prova em que ao qualificar-se na quinta posição, ganhou também o direito de participar no ultimo  Campeonato do Mundo da modalidade.

-0- PANA CS/DD 27setembro2021