Agência Panafricana de Notícias

Serviço migratório liberiano emite na Nigéria passaportes para refugiados integrados

Ijebu-Ode, Nigéria (PANA) – Responsáveis dos serviços migratório do Governo liberiano chegaram à cidade de Ijebu-Ode, sudoeste da Nigéria, para emitir novos passaportes da Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental (CEDEAO) a favor de refugiados liberianos que optaram pela integração local, soube nesta quinta-feira a PANA.

A delegação liberiana, que já visitou o campo de refugiados de Oru, perto da cidade que dista 140 quilómetros de Lagos, capital económica da Nigéria, integra responsáveis do serviço de migração liberiano do Departamento de Repatriamento, Reinstalação e Reintegração e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Ela instalou- se, para efeitos da operação, no Gabinete da Comissão Nacional para os Refugiados (NCFR) na cidade.

A operação deve demorar quatro dias para os refugiados do campo d'Oru antes de a delegação viajar para Lagos, segunda-feira próxima, com o mesmo propósito em relação aos refugiados urbanos.

"Esta parte do programa abrange aqueles que, entre nós, escolheram a integração local. A operação visa regularizar e atestar a nossa integração aqui", declarou à PANA Alexander Weah, um dos refugiados.

Mais de 800 refugiados liberianos devem receber os seus passaportes da CEDEAO durante esta operação de um total de mil e 350 nacionais liberianos instalados em diferentes campos.

Nas duas últimas semanas, mais de 100 refugiados dos que optaram pelo repatriamento voluntário voltaram ao seu país.

Os que preferiram ficar vão receber 75 mil nairas ( 477dólares americanos) cada um para lhes permitir instalar-se na comunidade da sua escolha na Nigéria.

Por outro lado, os refugiados liberianos adultos que escolheram regressar à casa vão receber 375 dólares americanos cada contra 275 dólares para os menores como forma de os ajudar a começar uma nova vida.

-0- PANA SB/SEG/NFB/DIM/IZ 20set2012