Agência Panafricana de Notícias

Serraleonesa e Sul-africana na final de concurso literário da Commonwealth

Acra, Gana (PANA) – Uma Serraleonesa e uma Sul-africana estão na final da édição 2011 do concurso para o Prémio Literário da Commonwealth a decorrer em Sydney, na Austrália, depois de terem ganho os primeiros lugares do concurso regional africano.

Trata-se de Aminatta Forna da Serra leoa e de Cynthia Jele da Africa do Sul que rumarão para Sydney, a 16 de Maio próximo, a fim de competirem com vencedores de outras três regiões da Commonwealth, designadamente as Caraíbas, o Canadá, a Ásia do Sul e a Europa, a Ásia do Sudeste e o Pacifico, para os prémios de Melhor Livro e Melhor Primeiro livro.

Ajoa Yeboah-Afari, presidente do Júri do Prémio dos Escritores da Commonwealth para a região África, declarou sexta-feira última, em Accra, no Gana, que Forna ganhou o primeiro prémio na catégoria de Melhor Livro com um romance intitulado « the memory of Love » (memória de amor), enquanto Jele venceu na catégoria de Melhor Primeiro Livro, com a sua obra literária cujo título é « Happiness is a four-letter Word » (A felicidade é a quarta letra da palavra).

Yeboah Afari indicou que os oitos vencedores regionais na catégoria Melhor Livro e do Melhor Primeiro Livro receberão prémios em dinheiro de mil libras esterlinas cada, enquanto os laureados do prémio Melhor de Todos os Livros e Melhor de Todos os Primeiros Livros serão recompensados com 10 mil libras esterlinas e cinco mil libras esterlinas respetivamente .

Ela salientou que o nível dos candidatos ao concurso de Melhor Escritor da Commonwealth foi excecional e que a competição foi dura , mas que houve fraca participação de escritores ganenses.

Yeboah-Afari disse que o Prémio Literário da Commonwealth, que está na sua 25° édição, graças ao financiamento da Fundação Macquaire Group, é uma oportunidade ùnica, tanto para novos escritores como para os mais experientes, de apresentarem as suas obras.

Ela acrescentou que o galardão continua a promover as melhores ficções redigidas em Ingês contribuindo assim para a divulgação de novos icones da literatura no seio da Commonwealth.

Sra Yeboah-afari afirmou que, dos 60 candidatos, apenas cinco foram autores ganenses, o que, segundo ela, não deixa de ser « muito dececionante » e "uma fonte de muita preocupação".

-0- PANA MA/SEG/FJG/JSG/IBA/CCF/DD 04março2011