Agência Panafricana de Notícias

Serra Leoa prepara segunda volta das presidenciais

Freetown, Serra Leoa (PANA) - A Comissão Eleitoral Nacional (NEC) da Serra Leoa acolheu uma reunião do Comité de Ligação dos Partidos Políticos (CLPP) para um balanço das eleições gerais de 7 de março e elaboração de medidas coletivas para melhorar a organização da segunda volta das eleições presidenciais previstas para 27 de março corrente.

No encontro estiveram presentes representantes do Partido Popular da Serra Leoa (SLPP), principal partido da oposição, e do Congresso do Povo (APC, no poder), cujos candidatos vão disputar a segunda volta.

Responsáveis da NEC chefiados pelo seu Presidente, Mohamed N'fah-Alie Cont, bem como representantes da Polícia, da organização de segurança nacional e da sociedade civil, sob a égide da National Elections Watch (NEW), participaram também na reunião.

A NEC aproveitou a ocasião para responder a algumas preocupações levantadas pelos dois partidos políticos sobre a condução das eleições de 7 de março e tomar em conta as sugestões visando melhorar o processo eleitoral no futuro.

A necessidade de evitar os discursos odiosos, as mensagens de incitação ao conflito bem como as campanhas tribais ou etnorreligiosas foi igualmente sublinhada.

A NEC prometeu, além disso, convidar novamente os representantes dos partidos políticos para visitar as suas instalações de gestão dos resultados.

Exortou também o público a contactá-la sempre para obter informações sobre as eleições e evitar a difusão de rumores ou de falsas informações.

Enquanto isso, os dois partidos políticos continuam a sua campanha, utilizando métodos porta-a-porta e de comícios ao ar livre, em conformidade com as diretivas da NEC.

O general reformado Julius Maada Bio, candidato do SLPP, e o seu rival Samura Kamara, do APC, lançaram-se numa corrida feroz para ser eleito quinto Presidente da Serra Leoa desde a sua ascensão à independência em 1961.

O país sofre ainda os efeitos da guerra civil devastadora que durou 11 anos e que terminou em 2002, seguinda de uma pandemia mortal de Ébola em 2014 e um desabamento de terra em 2017.

-0- PANA PR/MA/AKA/JSG/IBA/MAR/IZ 20março2018