Agência Panafricana de Notícias

Senegalês à frente da Representação do PNUD para África

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Um senegalês, Abdoulaye Mar Dièye, foi nomeado para o cargo de administrador-assessor e diretor da Representação Regional para África do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), anunciou terça-feira o Secretário-Geral (SG) da ONU, Ban Ki-moon.

Dièye substitui Tegegnework Gettu, nomeado secretário-geral adjunto encarregue do Departamento da Assembleia Geral e Gestão das Conferências da ONU.

Abdoulaye Mar Dièye conta numerosos anos dum trabalho notável no PNUD e mais recentemente, desde 2009, enquanto chefe de Gabinete e Diretor da Representação Executiva.

Foi antes disso administrador assessor-adjunto e diretor da Representação Regional para os Países Árabes em Nova Iorque (Estados Unidos), onde supervisionava projetos do PNUD na África do Norte, no Médio Oriente e nos países do Golfo.

Ele ocupou vários postos de responsabilidades, dos quais os de representante especial adjunto do Secretário Geral na Operação das Nações Unidas na Côte d’Ivoire (ONUCI) e de coordenador local, funcionário encarregue da segurança e coordenador humanitário.

Dièye ocupou igualmente vários postos elevados na Representação Regional do PNUD para África, nomeadamente os de economista experiente, de chefe de gabinete, de economista chefe e de responsável das Políticas.

Ele foi também diretor dos Programas e Operações na África Ocidental.

Antes de entrar na ONU, Dièye ocupou vários postos elevados no Senegal, incluindo o de responsável da Divisão de Planificação Geral do Ministério do Planeamento e Cooperação.

-0- PANA AA/SEG/NFB/JSG/FK/DD 17julho2013