Agência Panafricana de Notícias

Senegalês Sadio Mané na 4ª posição da Bola de Ouro

Dakar, Senegal (PANA) – O futebolista senegalês do Liverpool FC da Primeira Liga inglesa, Sadio Mané, terminou na quarta posição da classificação da 64ª edição da Bola de Ouro que consagrou segunda-feira,  em Paris, o Argentino do FC Barcelona, Lionnel Messi, pela sexta vez.

O seu companheiro de equipa egípcio dos “Reds”, Mohamed Sala,  ficou na quinta posição.

Mané era a maior esperança africana nesta corrida para a distinção individual mais prestigiosa do futebol mundial, graças ao título de campeão da Europa e de vice-campeão da Inglaterra (com o Liverpool) e de vice-campeão de África sob a bandeira do Senegal.

Na época desportiva passada, os seus 22 golos fizeram dele o comelhor goleador da Primeira Liga inglesa. 

Ele ficou contudo abaixo de Messi, que estabeleceu um novo recorde neste desafio, seguido de Virgil Van Dijk, seu companheiro de equipa no Liverpool, e de Cristiano Ronaldo,  o Português do Juventus de Turim.

Mané registou assim uma forte progressão, passando do 22º lugar no ano passado para o quarto lugar.

Embora não tenha sido desta vez que ele iguala a George Weah (hoje Presidente da República da Libéria), até aqui o único Africano a obter o troféu em causa, em 1995, ele foi tão longe quanto o futebolista ivoiriense Didier Drogba, que também ficou na quarta posição, em 2007.

Por seu turno, Mohamed Salah, eliminado nos oitavos-de-final do «seu » Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol disputado, no Egito, mas comelhor goleador da Primeira Liga inglesa com Mané e Aubameyang,  ele subiu um lugar, passando da sexta  para a quinta posição.

Entre os outros africanos selecionados para esta Bola de Ouro figurava o Argelino Mahrez, campeão de África pelos “Fennecs” e da Inglaterra com o Manchester City,  classificado na 10ª posição, enquanto o Gabonês do Arsenal, Pierre-Emerick Aubameyang, ocupou o 20º lugar, e o defesa senegalês do Naples (Itália), Kalidou Koulibaly, a 24ª posição.

-0- PANA BKN/IS/SOC/FK/IZ 03dez2019