Agência Panafricana de Notícias

Senegal regista abrandamento na propagação do coronavírus

Dakar, Senegal (PANA) - A propagação do coronavírus, no Senegal, abrandou nitidamente, em conformidade com os números divulgados nos últimos dias pelo Ministério da Saúde e Acção Social.

O Ministério anunciou quinta-feira 16 novos casos de covid-19 dos 987 testes realizados, contra 33 dos 1.042 testes registados no dia anterior.

Os últimos 16 casos anunciados estão divididos em três de transmissão local, dois importados e 11 de transmissão comunitária.

Contudo, o povo senegalês teme as consequências da peregrinação anual de Touba, que acaba de reunir milhares de fiéis durante vários dias nesta cidade religiosa, a cerca de 180 quilómetros de Dakar.

Os organizadores tinham tomado medidas de barreira rigorosas, que se esperava que fossem respeitadas pelos fiéis, para evitar qualquer propagação do vírus.

O Ministério da Saúde igualmente informou quinta-feira que 70 pacientes testaram negativo e foram declarados curados contra 62 no dia anterior.

Os casos graves tratados em unidades de cuidados intensivos também estão em baixa, sendo três quinta-feira contra quatro registados quarta-feira, enquanto que o Ministério da Saúde não comunicou quaisquer mortes relacionadas com o coronavírus.

Assim, até agora, o Senegal tem o registo de 15 mil 190 casos positivos, incluindo 13 mil 068 curados, 313 mortos e mil 808 ainda em tratamento.

-0- PANA JSG/DIM/IZ 08out2020