Agência Panafricana de Notícias

Senegal regista 18.ª morte de covid-19

Dakar, Senegal (PANA) – O Senegal registou este domingo uma 18ª morte ligada ao coronavírus, a quarta em menos de 48 horas, anunciou o Ministério da Saúde e Ação Social, durante um briefing diário com a imprensa sobre a situação epidemiológica.

A 18.ª vítima é um homem de 74 anos que faleceu no Centro de Tratamento do Hospital Universitário de Fann, em Dakar.

A situação toma um novo desenvolvimento. A frequência dos óbitos que se aceleraram brutalmente com nove mortes entre a 06 e a 10 de maio, enquanto o país está ainda em estado de emergência e sob recolher obrigatório de 20 às seis horas e que as medidas barreiras (proibição das concentrações, encerramento dos locais de culto e escolas) ficam mantidas e  o uso de máscara obrigatório.

Face à degradação da situação epidemiológica, várias fontes ainda não confirmadas oficialmente anunciam uma mensagem do Presidente Macky Sall aos seus compatriotas a 12 de maio próximo.

Além duma 18.ª vítima, o Ministério da Saúde anunciou 75 novos casos de Covid-19, ou seja 70 casos-contactos e 05 da transmissão comunitária.

Assim, desde o início da pandemia,  a 02 de março último, o Senegal registou, no total, mil e 709 casos confirmados de coronavírus, 650 recuperações, 18 mortes,  um evacuado e finalmente falecido e  mil e 40 pacientes ainda em tratamento dos quais 07 casos graves em serviço de reanimação no Centro Hospitalar Universitário (CHU) de Fann e no Hospital Principal de Dakar.

-0- PANA JSG/MAR/IZ 10maio2020