Agência Panafricana de Notícias

Senegal reabre suas fronteiras aéreas

Dakar, Senegal (PANA) - O Senegal reabriu, nesta quarta-feira, as suas fronteiras aéreas, encerradas desde 17 de abril último, para travar a propagação da pandemia do coronavírus (covid-19, soube a PANA de fonte oficial no local.

Esta medida do encerramento não se aplicava a voos domésticos, nem a voos cargueiro, nem a voos de evacuação médica, muito menos a voos especiais autorizados.

Alguns dias antes, o país tinha suspendido as ligações aéreas com a França, a Itália, a Espanha, Portugal, a Bélgica, a Argélia e a Tunísia, entre outros países.

Estas medidas permitiram impedir a importação de casos de coronavírus, essencialmente detetados no Aeroporto Internacional Blaise Diagne, localizado a cerca de 40 quilómetros a nordeste de Dakar.

A reabertura das fronteiras aéreas foi anunciada a 29 de junho pelo Presidente senegalês, Macky Sall, sublinhando nessa ocasião que as fronteiras terrestres permanecerão fechadas até à nova ordem.

Nesta quarta-feira, o Senegal registou 126 novos casos de coronavírus, elevando a oito mil 369 o total de óbitos ligados a esta doença, desde o seu aparecimento no país, a 2 de março último.

Até amomento, o país assinalou dois mil 810 pacientes em tratamento e 153 mortes, das quais três notadas nas últimas 24 horas.

-0- PANA AAS/JSG DIM/DD 15julho2020