Agência Panafricana de Notícias

Senegal prevê produção de 150 mil toneladas de peixes até 2015

Dakar- Senegal (PANA) -- O diretor-geral da Agência Nacional da Aquacultura do Senegal (ANA), Amath Wade, anunciou em Dakar que o seu país visava uma produção de 150 mil toneladas até 2015 a fim de contribuir para satisfazer as necessidades haliêuticas do país estimadas em 350 mil toneladas.
As necessidades são enormes, mas graças à aquacultura o Senegal pode alcançar este objetivo, afirmou, segunda-feira, Amath Wade, que anunciou um programa de construção de 10 fazendas aquícolas graças a um financiamento de seis biliões de francos CFA (1 dólar americano equivale a cerca de 470 francos CFA) do Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD).
A realização destas fazendas com capacidade de 500 toneladas cada permitirá passar da aquacultura artesanal para a aquacultura semi-industrial, segundo Amath Wade.
Zonas para estas fazendas já teriam sido identificadas nas províncias de Ziguinchor (sul) e de Saint-Louis (norte).
Além destes projetos, a ANA anuncia a construção dum centro de formação de promotores privados e exploradores aquícolas em Saint-Louis, em colaboração com a Coreia, num orçamento de cinco milhões de dólares americanos, a criação duma linha de crédito para os promotores, bem como estruturas de conservação e mercados para os produtos aquícolas.