Agência Panafricana de Notícias

Senegal normaliza distribuição de eletricidade

Dakar, Senegal (PANA) – O fornecimento de eletricidade deverá melhorar-se e regressar à normalidade dentro de alguns dias no Senegal, anunciou um comunicado do Governo enviado à PANA.

Os graves défices de produção da Sociedade Nacional de Eletricidade (SENELEC) e os cortes intempestivos na distribuição provocaram uma situação quase insurrecional no Senegal com violentas manifestações e pilhagem das agências da empresa e outros bens públicos e privados.

À margem da assinatura dum contrato de concessão entre a Agência Senegalesa de Eletrificação Rural (ASER), a Eletricité de França (EDF) e a empresa Mateforce para a eletrificação de 18 mil famílias nas regiões do centro, do leste e do sudeste do Senegal, o ministro da Energia, Karim Wade, tranquilizou e lançou um apelo para a serenidade.

O Governo senegalês conta essencialmente com o êxito do seu plano "Takkal” para tirar o país desta situação com o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O ministro anunciou a injeção na rede, em inícios de julho, de 50 megawatts fornecidos por arrendamento com financiamento do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) para a aquisição de dois petroleiros de gasolina e o apoio do Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD) para a instalação de unidades contentorizadas.

-0- PANA SIL/JSG/MAR/TON 30junho2011