Agência Panafricana de Notícias

Senegal expressa à Gâmbia reprovação de execução de dois de seus cidadãos

Dakar, Senegal (PANA) - O primeiro-ministro senegalês, Abdol Mbaye, exprimiu quarta-feira em Dakar, ao Alto Comissário da Gâmbia, Mass Gueye, a viva reprovação e consternação do Governo do Senegal, devidp às condições opacas em torno da execução de dois dos seus cidadãos naquele país, indica um comunicado oficial.

Mbaye convocou quarta-feira o diplomata gambiano por ordem do Presidente senegalês, Macky Sall, de acordo com o texto.

Segundo o comunicado, o primeiro-ministro senegalês lembrou ao seu interlocutor "a obrigação para o Governo gambiano de se conformar com as disposições da Convenção de Viena de 1963 sobre as relações consulares e fornecer todas as informações úteis sobre as condições da condenação e da execução dos referidos cidadãos, bem como a situação dos cidadãos senegaleses detidos ou condenados na Gâmbia, cujos direitos devem ser escrupulosamente respeitados".

De regresso urgente da África do Sul, o chefe do Estado senegalês exprimiu a sua consternação após a execução dos seus dois concidadãos na Gâmba ocorrida na opacidade, apesar dos esforços de discussão envidados pelo Governo senegalês sobre a mesma matéria.

Domingo à noite, nove condenados à morte, incluindo dois Senegaleses, designadamente Djibril Ba e Tabara Samb, foram executados na Gâmbia.

-0- PANA DSD/JSG/MAR/DD 30agosto2012