Agência Panafricana de Notícias

Senegal elimina tétano materno e neonatal

Dakar, Senegal (PANA) - O Senegal figura doravante entre os países que eliminaram o tétano materno e neonatal (TMN), indica um comunicado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) enviado à PANA.

Segundo o comunicado, esta certeza foi determinada no termo duma validação feita em dezembro passado por uma equipa da Organização Mundial da Saúde (OMS), após uma avaliação minuciosa no distrito de Matam, no leste do Senegal, que registava o maior risco.

"Um inquérito preliminar efetuado em julho de 2011 em cinco distritos - Dahra, Louga, Matam, Kidiri e Maka Colibantang - concluiu que a situação era compatível com o estatuto de eliminação. Depois, um inquérito de validação foi levado a cabo em dezembro de 2011 no distrito de Matam pela OMS junto de duas mil e 486 famílias e dos mil e 423 nascimentos", explica o UNICEF.

Segundo o comunicado, "com base em resultados, o TMN foi declarado eliminado no distrito de Matam e, por extensão, no conjunto dos distritos do Senegal que se junta assim à lista dos países que eliminaram os tétanos materno e neonatal (23 países atingiram este objetivo desde 2000)".

O tétano é uma doença grave que mata, anualmente, milhares de crianças menores de um mês na região africana. A sua redução contribui para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

-0- PANA SIL/JSG/MAR/TON 30março2012