Agência Panafricana de Notícias

Senegal defronta Rwanda em Kigali em jogo de eliminatórias de CAN 2023

Dakar, Senegal (PANA) - O jogo da 6.ª e última jornada da fase de qualificação do Grupo L da Taça das Nações Africanas de Futebol “Côte d´Ivoire 2023” entre o Rwanda e o Senegal será finalmente disputado no estádio Huye, em Kigali, no próximo mês de Setembro.

Foi o que soubemos terça-feira num comunicado de imprensa publicado pela Federação Senegalesa de Futebol (FSF) no seu site.

Recorda-se que, por não ter um estádio de qualidade na altura, o Rwanda solicitou e conseguiu receber o Senegal... no estádio Abdoulaye Wade, em Diamniadio (nos subúrbios de Dakar), durante a primeira mão. Em troca, a FSF deu o seu acordo de princípio para jogar a segunda mão em Kigali. Mas, nos últimos dias, a equipa senegalesa escreveu à CAF para sustentar que um acordo de princípio não pode ser um acordo definitivo e que pretendia disputar este jogo em Diamniadio. O que não se entendeu  deste ouvido.

No final, portanto, o Rwanda prevaleceu e a partida será disputada em casa. Uma partida sem riscos, pois o Senegal já está classificado para a fase final que será realizada de 13 de janeiro a 11 de fevereiro de 2024 na Costa do Marfim e Ruanda está irremediavelmente eliminado. A outra vaga de qualificação do Grupo L será disputada em Maputo, entre Moçambique e o Benin.

Isto certamente explica porque a FSF decidiu enviar uma equipa adicional para o Ruanda, que será liderada por Malick Daf e Pape Thiaw, respectivamente treinadores da selecção nacional júnior e da selecção local. Ambos venceram recentemente o CAN em sua categoria. A equipa A, também campeã africana, orientada por Aliou Cissé, poderá assim concentrar-se no amigável do dia 12 de setembro, no estádio Abdoulaye Wade, em Diamniadio, diante da Argélia.

-0- PANA BKN/IS/SOC/MAR 30agosto 2023