Agência Panafricana de Notícias

Senegal defende cultura de paz em África

Dakar , Senegal (PANA) – O chefe do Estado senegalês, Macky Sall, e o seu predecessor, Abdoulaye Wade, apelaram, sábado à noite em Dakar, aos Africanos para cultivarem a paz e privilegiarem o diálogo e o interesse do continente.

Durante um encontro, realizado sábado no Palácio da República, Sall e Wade abordaram, entre outros assuntos, a situação sub-regional e africana, dominada por desafios de segurança, indica a declaração conjunta lida no termo da sua reunião.

"Empolgados pela sua perfeita convergência de pontos de vista sobre a questão (de  segurança), eles comprometem-se a unir as suas forças para o regresso da paz e a consolidação da estabilidade no continente", lê-se numa declaração final do seu encontro.

Exortaram todos os Senegaleses e todos os Africanos a cultivarem a paz e privilegiarem o diálogo e o interesse de África, segundo o documento.

No que diz respeito à situação nacional, eles passaram em revista a situação política”, evocando o processo eleitoral e o estatuto do chefe da oposição.

"O Presidente Abdoulaye Wade formulou recomendações ao Presidente Macky Sall para ele envidar todos os esforços necessários para o controlo da gestão do petróleo, do gás e de outros recursos naturais”, acrescenta a declaração.

Os Presidentes Sall e Wade regozijaram-se com o seu encontro "empregnado de  fraternidade e serenidade” e agradeceram  vivamente Serigne Montakha Bassirou Mbacké, o califa geral dos Mourides  (uma das principais confrarias muçulmanas do país), por ter facilitado o seu encontro.

Eles mantiveram uma primeira reunião em Dakar, há duas semanas, durante a inauguração duma grande mesquita, na presença do líder religioso que os convidou a assistir à cerimónia.

O Presidente Sall chegou  ao poder em março de 2012, ao poder ao derrotar largamente, na segunda volta das eleições presidenciais, o então Presidente cessante, Abdoulaye Wade.

Ele foi o diretor de campanha de Wade durante as presidenciais de 2007, depois primeiro-ministro e presidente da Assembleia Nacional do Senegal.

-0- PANA AAS/BEH/FK/DD 13out2019