Agência Panafricana de Notícias

Senegal condena assassinato de 2 cidadãos seus por forças "pro Gbagbo" na Côte d'Ivoire

Dakar, Senegal (PANA) – O Governo do Senegal condenou « firmemente » o assassinato sexta-feira passada de dois cidadãos seus na Côte d’Ivoire, Amadou Bâ e Ibnou Bâ, “por forças fiéis a Gbagbo (o Presidente cessante)”, segundo um comunicado oficial divulgado no fim de semana em Dakar.

« Sexta-feira 8 de abril, dois compatriotas nossos, Amadou Bâ e Ibnou Bâ, que, pensando que com o discurso de paz do Presidente eleito Alassane Ouattara a situação estava normalizada, foram abrir as suas lojas, para serem depois surpreendidos e atacados no local pela milícia de Gbagbo », precisa a mesma fonte.

« Este assassinato horrível levantou uma viva emoção no seio da comunidade senegalesa e mais geralmente da comunidade da África Ocidental ».

« O Presidente da República (Abdoulaye Wade) e o Governo condenam firmemente estes atos de barbaria contra inocentes que nada têm a ver com o conflito interivoiriense", indica o comunicado.

O Presidente Wade e o seu Governo exortam os cidadãos senegaleses a « manter a calma e a seguir estritamente as recomendações de prudência do (seu) embaixador ».

« Há alguns dias, notou-se um recrudescimento dos ataques das milícias de Laurent Gbagbo contra os cidadãos da África Ocidental e particularmente os oriundos do norte da Côte d’Ivoire », lê-se no comunicado.

-0- PANA SIL/AAS/IBA/MAR/IZ 11abril2011