Agência Panafricana de Notícias

Senegal chamado a proteger habitantes e lugares de culto palestinianos

Dakar, Senegal (PANA) – A Palestina convidou quarta-feira o Governo do Senegal a cumprir, enquanto presidente da Organização da Conferência Islâmica (OCI), com o seu dever de "proteger os locais de culto e os habitantes palestinianos indefesos".

Num comunicado da sua Embaixada em Dakar, a Palestina insta nomeadamente o Senegal, que preside também e ao Comité das Nações Unidas para os Direitos Inalienáveis do Povo Palestino, a assumir as suas responsabilidades para proteger os locais de culto e os habitantes expostos " à arrogância do inimigo ocupante (israelita)".

A representação diplomática palestiniana dirigiu o mesmo apelo "aos Governos dos países irmãos de África" e a toda a comunidade internacional que, segundo ela, "deve imputar à ocupação israelita a inteira responsabilidade pelas violações graves cometidas contra o povo palestiniano, os seus bens e os seus lugares sagrados".

O comunicado condena vigorosamente "o crime odioso perpetrado por colonos israelitas que incendiaram, na madrugada de terça-feira, a mesquita Nourrain da aldeia de Qasra, no sul de Naplouse".

"Esta agressão junta-se àquelas já várias vezes cometidas contra mesquitas em Naplouse, nomeadamente em Yasuf, Laban e outras aldeias", ressalta o documento, sublinhando que "estes crimes reiterados constituem uma violação flagrante da liberdade de culto e um atentado grave à sacralidade dos locais de oração".

-0- PANA SIL/JSG/CJB/IZ 08set2011