Agência Panafricana de Notícias

Senegal autoriza ratificação de Zona de Comércio Livre em África

Dakar, Senegal (PANA) – O Governo do Senegal adotou, quinta-feira, um projeto de lei que autoriza o Presidente da República a ratificar o Acordo sobre a criação da Zona de Comércio Livre Continental em África (ZCLCA), assinado a 21 de março de 2018, em Kigali, no Rwanda.

O tratado sobre esta Zona de Comércio Livre Continental foi rubricado durante a 10.ª cimeira extradordinária dos chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), realizada em Kigali, a capital do Rwanda.

Ele foi saudado como um progresso notável para a integração económica do continente ao reforçar o comércio interafricano cujo nível está avaliado em 16 porcento das trocas comerciais.

Inicialmente, os países não signatários do tratado eram em número de 11, incluindo a Nigéria, a Eritreia, o Burundi, a Namíbia e a Serra Leoa.

Mas durante a cimeira dos chefes de Estado e de Governo da UA realizada, em julho último, em Nouakchott (capital da Mauritânia), a África do Sul, o Burundi, o Lesoto, a Namíbia e a Serra Leoa aderiram ao tratado, elevando o número de países signatários para 49.

A ZCLCA, que necessitou de dois anos de negociação, representa um dos principais projetos da Agenda de 2063 da UA.

-0- PANA AAS/IS/FK/IZ 29nov2018