Agência Panafricana de Notícias

Senegal acolhe reunião internacional sobre prevenção contra Ébola

Dakar, Senegal (PANA) - Um fórum internacional sobre comunicação e prevenção contra a febre hemorrágica do vírus de Ébola decorre de 08 a 09 de setembro corrente na capital senegalesa, Dakar, anunciou segunda-feira fonte do Escritório Regional África Ocidental e Central da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV).

Em declarações à PANA, o responsável de comunicação do Escritório, Moustapha Diallo, disse
que o objetivo deste encontro, convocado pela FICV, é reunir atores envolvidos na busca de resposta à epidemia de Ébola, peritos em comunicação e a imprensa de âmbito internacional, regional, nacional e comunitária.

"Trata-se de refletir juntos sobre as estratégias e as melhores abordagens em matéria de comunicação a instaurar para conter esta doença que já enlutou famílias na nossa região oeste-africana", precisou.

Moustapha Diallo explicou que este colóquio internacional permitirá apelar à imprensa para envolver-se mais com vista a uma boa comunicação em torno da patologia.

"Temos o interesse em ter a imprensa connosco para a nossa estratégia e levá-la igualmente a fazer mais iniciativas e ações no terreno da difusão de informações corretas que possam salvar vidas", afirmou Diallo que pensa que a imprensa deve ir além de dados como números de mortos, de pessoas infetadas e de países afetados.

Este fórum internacional de Dakar sobre Ébola é co-organizado pela FICV, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), pela BBC, pela Ação da Imprensa e pla Rádio de Democracia Oeste Africana (WADR, sigla em inglês) sediada em Dakar.

Segundo Moustapha Diallo, uma centena de participantes, de todas sensibilidades, são aguardados neste encontro de dois dias que arranca esta segunda-feira na capital senegalesa.

O último balanço de 5 de setembro corrente estabelecido pela OMS indica que a febre hemorrágica do vírus de Ébola declarada em março último na Guiné-Conakry, já matou duas mil e 97 pessoas dos três mil e 944 casos diagnosticados em três países oeste-africanos, designadamente Guiné-Conakry, Serra Leoa e Libéria.

A Nigéria, o Senegal e a República Democrática do Congo foram igualmente atingidos pela epidemia.

-0- PANA KARL/BEH/IBA/MAR/DD/IZ 08set2014