Agência Panafricana de Notícias

Senegal acolhe 4ª edição do Fórum sobre Paz e Segurança em África

Dakar, Senegal (PANA) – A quarta edição do Fórum Internacional de Dakar sobre a paz e segurança em África inicia-se segunda-feira próxima, em Diamniadio, a 40 quilómetros a leste da capital senegalesa, com a participação de vários chefes de Estado africanos e outras individualidades convidadas.

Além dos chefes de Estado, este encontro anual vai reunir mais de 400 participantes, nomeadamente, atores regionais e internacionais « ao mais alto nível », autoridades políticas e militares, peritos, docentes universitários, diplomatas, representantes de organizações internacionais e da sociedade civil em torno do tema « Desafios de Segurança em África : para Soluções Integradas ».

No programa dos dois dias de trabalhos, figuram três sessões plenárias e nove seminários sobre diversos temas dos quais o terrorismo e o extremismo violentos, a emigração bem como a defesa da segurança e da paz.

« O êxito das três precedentes edições demonstrou a utilidade dum encontro informal que mobilize todos os atores interessados pela paz e pela segurança em África », sublinha um comunicado do Ministério senegalês dos Negócios Estrangeiros e Senegaleses do Exterior transmitido quinta-feira à PANA, em Dakar.

« O Fórum permitirá refletir sobre a atualidade dos grandes debates em curso, as refornas realizadas pela União Africana (UA) e pelas Comunidades Económicas Regionais (CER), as perspetivas novas das operações de manutenção da paz, a evolução das parcerias com a União Europeia (UE), os desafios das reformas dos sistemas de segurança e os progressos realizados na luta contra o terrorismo, o extremismo violento e os tráficos ilícitos », precisa o comunicado.

O Fórum de Dakar é organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Senegaleses do Exterior com o apoio do Ministério francês da Defesa e de numerosos outros parceiros.

Beneficia de prestações do Centro de Altos Estudos de Defesa e Segurança (CHEDS) do Senegal que está encarregado da vertente científica da Companhia Europeia da Inteligência Estratégica (CEIS).

Os organizadores precisam que se trata duma reunião « informal cujas conclusões não serão propostas a ninguém ».

-0- PANA AAS/JSG/SOC/FK/IZ 9nov2017