Agência Panafricana de Notícias

Senadores manifestam-se contra projeto de revisão constitucional na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Os senadores mauritanos saíram à rua quarta-feira, em Nouakchott, para protestar contra o projeto de revisão constitucional que prevê a supressão do Senado, constatou a PANA no local.

Durante o protesto em que os senadores se concentraram diante das instalações do Senado, as vias que conduzem à sede da Câmara Alta do Parlamento situada perto da Presidência da República foram bloqueadas pelas Polícia.

Através desta manifestação, os senadores alertaram o Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, "para renunciar à organização duma consulta referendária" prevista para o próximo sábado, no quadro duma decisão que eles julgam anticonstitucional .

Este referendo com base no controverso artigo 38º da Constituição de 20 julho de 1991 visa a aprovação dum projeto de revisão constitucional relativo à supressão do Senado e à criação de Conselhos Regionais.

A oposição e os senadores da coligação presidencial afirmam que este projeto de reforma foi rejeitado a 17 de março último pela Câmara Alta do Parlamento.

Trata-se de uma rejeição "não recorrível" , segundo os detratores do referendo e vários especialistas de Direito Constitucional.

-0- PANA SAS/TBM/SOC/FK/IZ 3ago2017