Agência Panafricana de Notícias

Senado confirma Godwin Emefiele como governador de Banco Central da Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) - O Senado nigeriano confirmou Godwin Emefiele como novo governador do Banco Central da Nigéria (CBN) em substituição de Mallam Sanusi Lamido Sanusi, soube-se de fontes oficiais quinta-feira em Abuja.

Emefiele deverá assumir as suas funções a 1 de junho próximo quando terminar o mandato de Lamido Sanusi.

Mallam Lamido Sanusi foi suspenso no mês passado depois de críticas públicas sobre as suas atividades enquanto governador do CBN.

Durante a audiência de confirmação de Emefiele, que durou mais de duas horas, os membros da Câmara Alta do Parlamento da Nigéria colocaram perguntas difíceis ao governador.

Emefiele, diretor-geral do grupo bancário Zenith, estava otimista quanto às suas perspetivas de ocupar convenientemente o seu emprego de governador.

Ele declarou que "tenho uma formação em macroeconomia combinada com uma experiência profissional de 27 anos: sinto que posso fazer o trabalho. Não se trata apenas de ser economista, mas igualmente de ter experiência e tenho".

Emefiele, de 53 anos, deixou o Senado feliz após ter sido aprovado por unanimidade.

O governador do CBN afirmou aos parlamentares que ele vai verificar os perfis de despesa do banco para descobrir as circunstâncias que fizeram com que o Banco registe atualmente um défice orçamental de 266 biliões de nairas (um dólar americano equivale a 155 nairas).

-0- PANA MON/VAO/AKA/TBM/SOC/MAR/TON 27março2014