Agência Panafricana de Notícias

Seita Boko Haram abala norte dos Camarões

Yaoundé, Camarões (PANA) – Enquanto uma cimeira sobre a segurança se realiza em Paris(França) sobre como lutar contra as ameaças da Boko Haram, esta seita fundamentalista islamita atacou a cidade de Waza, no norte dos Camarões, fazendo um morto, vários feridos e 10 nacionais chineses raptados, indicou sábado a Radiotelevisao camaronesa (CRTV).

A base duma empresa chinesa encarregada da construção da estrada Dabanga-Waza foi objeto, sexta-feira à noite, dum ataque da Boko Haram por volta das 20:50 horas locais, relatou a CRTV, cadeia de serviço público.

Altamente armados e muito numerosos, os assaltantes da Boko Haram impuseram-se aos reduzidos elementos do Batalhão de Intervenção Rápida (BIR) que guardavam a empresa.

Segundo a CRTV, o balanço deste ataque é bastante pesado porque se deplora não apenas a morte dum elemento do BIR, designadamente o sargento Abdoul Bouba, mas igualmente o rapto de 10 nacionais chineses e ferimento grave de cinco pessoas.

Na sua fuga, os islamitas levaram consigo 10 camionetas, dois camiões, um contentor de explosivos vazio e uma arma, relata a CRTV.

No local, eles abandonaram duas motocicletas e algumas granadas, mas o prefeito de Waza, Albert Mekonda Obounou, garantiu que a cidade está calma desde os tiroteios que duraram até três horas de madrugada, e que aguarda por socorros provenientes de Maroua.

Lembre-se que foi no parque de Waza, um dos mais atraentes do país, que sete membros da família francesa Moulin-Fournier foram raptados em fevereiro de 2013 pelos islamitas da Boko Haram antes de serem libertados em abril do mesmo ano.

-0- PANA EB/IS/SOC/FK/IZ 18maio2014